segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

The #1´s

Seguindo a lista começada com o "Memoirs Of An Imprefect Angel", da Mariah Carey, abaixo estão listados os outros 4 álbuns que compõem os meus prediletos de 2009.

Norah Jones- The Fall:

Ela está de volta dessa vez de coração partido, e isso é ótimo pro resultado final do cd. Depois de uma estreia preciosa abocanhando elogios e prêmios ao redor do Mundo todo, Norah Jones desapontou os seus fãs com dois cds irregulares e um filme digno de ser apagado de sua biografia. Mas agora em 2009 depois do final de seu casamento ela juntou sua voz pequena, seu piano melancólico e antigos parceiros musicais e nos presenteou com essa coleção de músicas preciosas. Destaques para: Chasing Pirates, Even Though, You´ve Ruined Me Now.

Mariana Aydar- Peixes, Pássaros, Peixes:

Desde seu cd anterior Mariana Aydar mostrava que veio pra ficar e conquistar espaço próprio na mpb. Com desenvoltura suficiente para experimentar desde o samba até uma levada mais pop a cantora não perde sua identidade musical e nos encanta com sua voz potente e letras marcantes no cd Peixes, Pássaros, Pessoas. Agora fica só a espera por um mais do que merecido dvd que registre também a performance ao vivo da interprete. Destaques para: Florindo, Palavras Não Falam, Peixes.

Pitty- Chiaroscuro:

Depois de um merecido descanso de 2 anos a banda mais relevante do cenário pop-rock nacional está de volta com um cd de músicas ineditas, e a espera valeu a pena. Chiaroscuro mostra uma clara evolução na sonoridade da banda e as letras também estão mais bem trabalhadas e acabadas, a cantora se mostra mais contida e disposta a explorar aspectos mais sutis de sua própria voz. Todas essas mudanças se mostram em perfeita consonância com a proposta que já fica explicita no título do trabalho, Claro Escuro, que é a de buscar alguma espécie de equilibrio entre os aspectos explicitos e escondidos contidos em tudo. Destaques para: Água Contida, Fracasso e Trapézio.

Franz Ferdinand- Tonight: Franz Ferdinand

Os "meninos" do Franz Ferdinand mostram que não é preciso ser sério para fazer um disco sério e adulto. Ao contrário da também aclamada Arctic Monkeys que parece quer provar que pode amadurecer e fazer muito mais do que músicas para a "dancefloor", o quarteto não passa a imagem de uma banda preocupada em mostrar crescimento ou mudança em seu som. Apesar desses últimos aspectos estarem presentes no som do cd, os elementos principais que fizeram o bom nome da banda ainda estão todos lá: as guitarras dancantes, as distorções virtuosas e as letras cheias de humor e duplo sentido. Destaques para: Ulysses, Live Alone, Lucid Dreams.

p.s: de quebra se você quiser dar uma olhada no novo álbum de Alicia Keys, The Element of Freedom, é altamente recomendável; só não chegou os Top 5 pelo pouco tempo na praça, mas na do próximo ano com certeza vai entrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário